Notícias


16/10/2014 14:15 - Autor: Raphael Pena

Top 10 conquistas: “é por essas e outras que eu sou SISMAR”

Conheça algumas das vitórias importantes do SISMAR ao lado dos servidores

todas as conquistas mostradas nestas páginas só foram possíveis graças ao trabalho do SISMAR lado a lado com os servidores

Ao longo do tempo, algumas conquistas do SISMAR vão se tornando parte do cotidiano e acabam sendo banalizadas.

Então, vamos lembrar aqui algumas vitórias importantes do Sindicato com os servidores.

1- 16% Promoção Func.


Um servidor viu no jornal a promoção de apenas três fiscais. Entrou imediatamente com seu pedido de progressão, por também ser fiscal. Negaram. Ele entrou, então, com uma ação exigindo a progressão. Só assim, a Justiça determinou que todos os servidores fossem avaliados.


2-Manutenção da CLT


Apesar de negar, Barbieri já tinha pronto o projeto que transformava todos os servidores municipais de Araraquara em estatutários. Seria a maior derrota da história dos servidores, mas foi impedida pelo SISMAR e pelos servidores, que tomaram a rua em frente à Câmara, foram até o plenário e deram o recado aos vereadores.


3-Contratação


Graças ao empenho do SISMAR, Ministério do Trabalho exige que a Prefeitura contrate concursados. Agentes de Combate a Endemias, Comunitários de Saúde, Operacionais e também professores. Pelo Ministério Público do Trabalho, foram mais de 50 contratações no DAAE, gente que antes vivia levando calotes das terceirizadas.


4-Reforma de unidades


Após denúncias do SISMAR com vídeos, fotos e gravações, a Vigilância Sanitária e o Ministério do Trabalho fiscalizaram, interditaram e determinaram reformas e adequações em várias unidades, como o Restaurante Popular, a Secretaria de Trânsito e os Postos de Saúde do Cecap e do Jardim Santa Lúcia.


5-Abonadas


Ao contrário do que muitos pensam, a abonada não é um simples “direito à folga de vez em quando” que “existe” na Prefeitura. As abonadas foram uma conquista do movimento de greve de maio de 2010. Outra greve de 17 dias, em setembro, fez reverter a redução de 6 para 3 abonadas que já havia sido aprovada na Câmara.


6-1/3 da jornada sem alunos


Esta é uma conquista dos professores. Apesar de ser uma Lei Federal, aqui na região, apenas os municípios atendidos pelo SISMAR é que estão cumprindo o que ela determina. Outros municípios e nem mesmo o Estado cumprem a Lei. Vitória do SISMAR e dos professores.


7-5% acima da inflação


Os servidores de Araraquara só tiveram aumento de 5% acima da inflação em 2011 - fora da data-base -, graças à luta do SISMAR e dos servidores, que promoveram a mais volumosa paralisação de toda história do funcionalismo, em maio de 2010. Se dependesse do atual governo, o aumento teria sido só a inflação.


8-10% a mais sobre cada hora extra


Desde 2012 as suas horas-extras valem, no mínimo, 10% a mais. Sabe por quê? Porque o SISMAR percebeu que a Prefeitura estava pagando errado e acionou a Justiça, cobrando os valores devidos. Depois de centenas de condenações, a Prefeitura corrigiu o problema.


9-Prêmio assiduidade


Por mais que ainda haja problemas com o pagamento do Abono Assiduidade, ele foi conquista de toda a categoria, um fruto das greves de 2010 e 11. Suas regras só não são mais justas porque a luta não teve a adesão suficiente. Ainda assim, se o servidor assíduo recebe o Abono anualmente, é porque SISMAR e parte da categoria travaram juntos a luta por esse direito.


10-Manutenção das jornadas especiais


As jornadas especiais respeitam o serviço diferenciado de grupos que trabalham sem descansar em feriados ou finais de semana. Por quatro vezes a Prefeitura tentou extinguir as jornadas especiais. Mas todas as vezes foi impedida pela resistência do SISMAR e dos servidores.


JUNTOS: todas as conquistas mostradas nestas páginas só foram possíveis graças ao trabalho do SISMAR lado a lado com os servidores. Algumas destas batalhas foram travadas nas ruas e outras na Justiça, sempre com a orientação e o apoio do SISMAR. Nada disso foi “dado” pelo prefeito ou pela Prefeitura, tudo foi conquistado com muita luta do Sindicato e dos trabalhadores. Valorize suas conquistas. Valorize seu Sindicato. O SISMAR é o Sindicato mais atuante da região.

Comentários

Últimas notícias

07/04/2015 17:55 - Autor: Raphael Pena

Nova assembleia será realizada dia 22 para definir contraproposta ...

[Continue Lendo...]

25/03/2015 17:35 - Autor: Raphael Pena

Tíquete vai para R$ 575 e prêmio assiduidade para R$ 120...

[Continue Lendo...]

23/03/2015 10:59 - Autor: Raphael Pena

Fungota também entrou na pauta. Após resposta da Prefeitura, nova assembleia será marcada para apresentação e votação...

[Continue Lendo...]

13/03/2015 14:48 - Autor: Raphael Pena

Eles se recusaram a receber excesso de alunos em dia sem professores nos CERs ...

[Continue Lendo...]

Você está no site antigo.

Clique aqui para acessar o novo site.