Notícias


19/08/2014 11:21 - Autor: Raphael Pena

SISMAR aciona Ministério Público e Ministério do Trabalho para socorrerem a saúde pública de Araraquara

Funcionários também registraram Boletim de Ocorrência contra o secretário de Saúde por tê-los acusado de furto

A promotora da procuradoria de Saúde Pública do MP, Renata Giantomassi Gomes, confirmou que abrirá um Inquérito Civil para investigar o fechamento da UPA da Vila Xavier

O SISMAR acionou oficialmente a procuradoria de Saúde Pública do Ministério Público (MP) e a Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que ajudem a resolver o problema vivido pela população e pelos servidores com o fechamento da UPA da Vila Xavier e a consequente sobrecarga de atendimentos na UPA Central, única unidade de urgência e emergência aberta na cidade 24 horas por dia.

O MTE já marcou uma mesa redonda para a próxima quinta-feira, 21, às 9h30 e convocou a Prefeitura para negociar com o SISMAR, na presença do Gerente Regional do Trabalho e Emprego, a melhoria das condições de trabalho na UPA Central, tendo em vista a sobrecarga de trabalho, o número insuficiente de funcionários e as denúncias de falta de material de limpeza para desinfetar a unidade de saúde.

A promotora da procuradoria de Saúde Pública do MP, Renata Giantomassi Gomes, confirmou que abrirá um Inquérito Civil para investigar o fechamento da UPA da Vila Xavier e o impacto disso para a população de mais de 80 mil pessoas que moram no bairro, com base nas denúncias que o SISMAR vem fazendo e em relatos de servidores.

A UPA Central vive dias de terror depois do fechamento da Unidade da Vila Xavier. São de três a cinco médicos por plantão para atender a cidade inteira e uma escala reduzida de enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos.

Na sexta-feira, 18, diretores do SISMAR estiveram na UPA Central para impedir que a população agredisse os servidores, diante de tanta demora causada pela concentração de todos os pacientes da cidade em um lugar só. O espaço físico é muito reduzido para o atendimento digno e adequado à população, com poucos leitos para observação, espaço minúsculo na sala de sutura, o que dificulta demais o trabalho seguro da enfermagem.

Para complicar ainda mais o ambiente, Álvaro Guedes, secretário Municipal de Saúde, culpou os servidores, pela imprensa, de terem “sumido” com o material de limpeza e de estarem fazendo “corpo mole” para atrasar o atendimento. As acusações do secretário viraram caso de Polícia. Os servidores da UPA foram à delegacia e registraram um Boletim de Ocorrência e vão representar contra Guedes por calúnia, por acusar falsamente de crime.

Comentários

Últimas notícias

07/04/2015 17:55 - Autor: Raphael Pena

Nova assembleia será realizada dia 22 para definir contraproposta ...

[Continue Lendo...]

25/03/2015 17:35 - Autor: Raphael Pena

Tíquete vai para R$ 575 e prêmio assiduidade para R$ 120...

[Continue Lendo...]

23/03/2015 10:59 - Autor: Raphael Pena

Fungota também entrou na pauta. Após resposta da Prefeitura, nova assembleia será marcada para apresentação e votação...

[Continue Lendo...]

13/03/2015 14:48 - Autor: Raphael Pena

Eles se recusaram a receber excesso de alunos em dia sem professores nos CERs ...

[Continue Lendo...]

Você está no site antigo.

Clique aqui para acessar o novo site.